domingo, 11 de setembro de 2011

Equipamentos - Mais alguns essenciais

Bobinas:
A máquina de costura trabalha com a linha saindo de dois lugares, do carretel e da bobina. A bobina fica dentro de uma placa abaixo da agulha e o carretel fica em um pino em cima da máquina (chamado porta retrós), preso por uma peça circular (chamada de prendedor de retrós ou prendedor de carretel). Quando a gente vai começar uma costura tem que encher a bobina com a linha desejada e encaixa-la no lugarzinho abaixo da agulha. Existe bobina de caixa alta, de caixa baixa, de plástico e de metal. É bom descobrir qual é a sua antes de comprar qualquer uma. Quando eu fui comprar só encontrei genérica, não encontrei da marca da máquina. A primeira remessa que comprei (online) nem entrou no pino para colocar a linha, acho que era de péssima qualidade. Aí, na mesma lojinha que encontrei o guia de tecido, comprei alguns depois de falar o modelo da minha máquina e o atendente pegar uma caixa de bobina (peça de reposição para a máquina) da minha máquina e testar as bobinas para ver qual era a correta. O legal é ter uma quantidade de bobinas para poder ter várias cores já prontas para usar e para não precisar tirar a linha de uma bobina para colocar outra, já que não é recomendado colocar uma linha em cima de outra. Esse blog tem uma foto com bobinas de tamanhos diferentes, a autora também dá uma sugestão legal para armazenar as bobinas para ficarem fáceis de encontrar.
                       

                            
                                                                                                          


FITA MÉTRICA:
Essa é fácil de reconhecer e de encontrar. É uma fita métrica flexível, ou seja, ela é molinha e dá para fazer curvas, por isso é ótima para medir em costura. Dá até para andar com uma na bolsa!





ALFINETES E SEUS ACESSÓRIOS:
Os alfinetes servem para marcar e segurar o tecido no lugar na hora da costura. Existem alfinetes mais finos e mais grossos. Os mais finos para tecidos mais delicados e os mais grossos para os mais robustos. Tem os com uma bolinha (e diversos outros formatos) na cabeça e tem os lisos, sem nada na cabeça. Eu comprei um kit com varias cores com a bolinha na cabeça, a minha irmã disse que prefere os lisos e eu já percebi que as bolinhas ficam caindo. Imagino que existam alguns com maior qualidade que outros, já vi que tem com cabeça de vidro, de plástico e de metal.
Aí vem os acessórios, para mim, que tenho criança pequena em casa, achei muito importante ter um imã para alfinetes, mas além do imã tem o tradicional porta alfinetes, aqueles com formato de maça, tomate, pimenta e outros. Esses são com um tecido por fora e, os mais tradicionais, tem um pó de lixa (acho que o nome é esse, em inglês chama-se emery powder) na parte de dentro, e quando você espeta o alfinete na almofada ele é afiado e as impurezas (óleos, gordura dos dedos, pedaços de tecido) são removidas. Uma última opção de porta-alfinetes são os de pulso, que devem facilitar bastante o trabalho. Por enquanto eu tenho um imã, mas acho que vou acabar comprando um desses com a lixa dentro. Em um dos livros que comprei tem um passo a passo de como fazer uma almofadinha, mais para frente colocarei por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário